15 de abril de 2011

Conheça a marca Victoria's Secret

Desfiles de Natal feitos em plena cidade de Nova Iorque com ninguém menos que Gisele Bündchen com asas de anjos e lingeries. Para tanta ousadia, somente a marca VICTORIA’S SECRET levaria tanto mérito. A marca não reinventou a lingerie. Apenas as tornou mais sensual, ousada e chique. O que antes pertencia somente à esfera íntima de uma mulher, como o seu mistério e a sua sedução, está agora à vista para que todo mundo possa ver. E o melhor, qualquer um poder comprar não somente lingeries, mas fantasia, sedução e sexualidade, tudo com as famosas iniciais VS.

A história
A primeira loja da VICTORIA’S SECRET, nome inspirado pela admiração de seu fundador em relação a Rainha Vitória, foi aberta em 1977, localizada no Stanford Shopping Center na cidade californiana de São Francisco, pelas mãos de Roy Raymond por uma razão muito forte: na época, ele se sentia desconfortável ao ingressar nas lojas para comprar roupas íntimas para sua esposa. Justamente por esse motivo, o ambiente da loja foi criado com o intuito de fazer com que os homens se sentissem a vontade na hora de comprar ou escolher um lingerie: paredes de madeira, detalhes vitorianos e uma boa equipe de vendedoras, eram alguns dos muitos diferenciais da loja. Além disso, a VS, como a marca viria a ficar conhecida entre as consumidoras, inovou ao substituir os tradicionais racks lotados de calcinhas e sutiãs de todos os tamanhos, expondo os produtos de forma diferente: as peças de lingeries, que tinham um estilo sensual e ousado, eram emolduradas nas paredes.
Outro fator de sucesso da loja foi proporcionar privacidade ao comprar roupas íntimas em um local especializado e não em lojas de departamento, onde o número de pessoas circulando era enorme, causando certo constrangimento. O sucesso inicial da nova marca foi traduzido nas vendas ao final de seu primeiro ano: US$ 500 mil. Era o começo da “revolução sexual” que transformaria o segmento de roupas íntimas nos Estados Unidos. Afinal, a delicadeza das rendas e estampas transformou o universo íntimo da mulher deixando-o muito mais sexy. Já ano seguinte foi lançado o famoso e cobiçado catálogo para compra por correspondência da VICTORIA’S SECRET, adicionando mais um canal de venda a seus produtos. A resposta do público ao catálogo foi imediata e enorme.

Quando em 1982 a empresa foi comprada pela Intimate Brands por US$ 1 milhão, incluindo 6 lojas em atividade, um catálogo de 42 páginas e vendas de US$ 6 milhões anuais, a marca já era sinônimo de roupas íntimas sexy no mercado americano. A nova proprietária manteve a imagem da marca intacta e expandiu-a para os mais importantes centros comerciais americanos com aberturas de inúmeras lojas. Uma das primeiras ações tomada pelos novos proprietários foi acrescentar nas capas de seus catálogos fotos de casais em poses sensuais e modelos posando e desfilando com as roupas íntimas da marca. Em 1990 a VS se tornou a maior rede de lojas americana de roupas íntimas, atingindo US$ 1 bilhão em vendas.
Foi a partir da década de 90 que a VICTORIA’S SECRET começou a diversificar seus produtos com o lançamento da linha swinwear (composta por biquínis e maiôs) em 1991; roupas íntimas feitas de cotton em 1993; linha de cosméticos e o sutiã Miracle Bra, que aumentava o tamanho dos seios e se tronou um verdadeiro sucesso, em 1994; a linha de meia-calças em 1998; a linha de cosméticos e beleza VICTORIA’S SECRET BEAUTY, também em 1998; o perfume Dream Angels em 1999; a primeira linha masculina, chamada Very Sexy for Him e composta por perfume e loção pós-barba; e o perfume feminino Pink, em 2001. Outro fator de sucesso para aumentar o faturamento da marca foi o lançamento de seu comércio eletrônico (1998), que se mostrou rentável desde o primeiro dia. Além disso, este período foi marcado pelo grande número de novas lojas.


As Angels e o super desfile
A marca é conhecida pela sua linha de lingeries provocantes e sensuais, mas também pelo casting de supermodelos, conhecidas como ANGELS, que personificam o espírito da VICTORIA’S SECRET. Tudo começou exatamente no dia 1 de agosto de 1995 quando estreou no luxuoso hotel Plaza o Victoria’s Secret Fashion Show, pomposo desfile anual da marca, geralmente realizado na cidade de Nova York, que conta com a presença das supermodelos da marca, devidamente vestidas com lingerie e asas angelicais prá lá de sexy, e convidados especiais, atraindo centenas de celebridades, e sempre trazendo uma performance especial a cada ano. Em 1999 esse desfile foi transmitido pela televisão em horário nobre pela primeira vez, com uma audiência de 1.5 milhões de pessoas. Em 2006 e 2007 o desfile foi realizado na cidade de Los Angeles, e, no ano de 2008, em Miami, coincidindo com a reabertura do tradicional hotel Fontainebleau. No desfile de 2010, nada mais que 152 beldades mostraram sua beleza pelas passarelas do evento. Atualmente o evento deve ser a passarela mais bela e cara do mundo. Nos lendários desfiles da marca, hoje em dia transmitidos pela rede de televisão CBS, as moças mais exuberantes do planeta, em tecidos minúsculos, ambientam um show de U$ 10 milhões de investimento, 10 milhões de telespectadores e supermodelos estonteantes que, juntas, faturam acima de US$ 90 milhões ao ano.

As Angels originais da VS, que estrearam a primeira campanha em 1997, eram: a dinamarquesa Helena Christensen, a holandesa Karen Mulder, a checa Daniela Pestova, e as americanas Stephanie Seymour e Tyra Banks. Entre as atuais VICTORIA’S SECRET ANGELS estão: as brasileiras Adriana Lima e Alessandra Ambrosio; as americanas Chanel Iman, Erin Heatherton, Lindsay Ellingson e Lilly Aldridge; a canadense Jessica Stam; a holandesa Doutzen Kroes; a australiana Miranda Kerr; a sul-africana Candice Swanepoel; Behati Prinsloo da Namíbia e a deslumbrante britânica Rosie Huntington-Whiteley. Outras beldades internacionais famosas como Naomi Campbell, Tyra Banks (1997-2005), Heidi Klum (1999-2010); Eva Herzigová, Karolina Kurkova (2005-2008), Selita Ebanks (2005-2008), Izabel Goulart (2005-2008) e Gisele Bündchen (2000-2007) já fizeram parte do estonteante casting da marca. Em 13 de novembro de 2007, Victoria’s Secret Angels tornou-se a primeira marca a ter uma estrela na famosa Calçada da Fama de Hollywood.



Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1977
● Fundador: Roy Raymond
● Sede mundial: Reynoldsburg, Ohio
● Proprietário da marca: Limited Brands Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente & CEO: Sharen Jester Turney
● CEO (lojas): Grace Nichols
● Faturamento: US$ 5.6 bilhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.030
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim (Em junho de 2009, sem nenhum alarde, a marca inaugurou uma loja de 80 metros quadrados no Duty Free do aeroporto internacional de Cumbica, em São Paulo)

● Catálogo: 400 milhões exemplares/ano
● Segmento: Moda
● Principais produtos: Lingeries, pijamas, camisolas e cosméticos
● Outras marcas: VS Pink e VS Beauty
● Ícones: As super modelos "Angels"
● Website: www.victoriassecret.com

A marca no mundo
Atualmente a VICTORIA’S SECRET, maior rede de lojas especializadas em lingeries e pijamas dos Estados Unidos, conta com mais de mil lojas no país, além de duas unidades no Canadá, e faturamento anual de US$ 5.6 bilhões. Possui ainda outras 100 lojas da VICTORIA’S SECRET BEAUTY, que vende exclusivamente produtos de beleza. O primeiro outlet da marca foi inaugurado no Prime Outlets International na cidade de Orlando. Recentemente a marca, que vende mais de 750 milhões de itens anualmente, iniciou uma tímida e discreta expansão internacional com inauguração de lojas no Canadá, lojas conceito dentro de Duty Free em aeroportos de cidades como São Paulo, Nova York, Dubai e Cidade do México, além de anunciar uma enorme loja na prestigiosa esquina da New Bond Street com a Brook Street em Londres com inauguração prevista para 2012. Todos os anos são impressos e distribuídos cerca de 400 milhões dos famosos catálogos da marca, uma importante fonte de renda para a empresa. O VICTORIA’S SECRET DIRECT (catálogo + comércio on-line) gera vendas de US$ 1.5 bilhões anuais.


Você sabia?
Somente a divisão de cosméticos da marca fatura mais de US$ 1 bilhão. Dos 20 perfumes mais vendidos nos Estados Unidos, cinco são da VICTORIA’S SECRET. Entre eles, o Dream Angels, perfume líder de vendas no mercado americano. Além disso, um dos “Best Sellers” da marca são os hidratantes com a fragrância Strawberries and Champagne (morango com champanhe).
Roy Raymond, fundador da empresa, cometeu suicídio em 1993 ao se atirar da ponte Golden Gate na cidade de San Francisco. O criador de uma das marcas mais desejadas do planeta tinha apenas 47 anos de idade.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas); revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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