7 de abril de 2011

Curiosidades

Diferença entre EDP e EDT

Você já se perguntou o que são essas letrinhas que estão sempre depois dos nomes dos perfumes, EDP e EDT?

EDP quer dizer Eau de Parfum e EDT Eau de Toilette. E também existe o EDC, Eau de Cologne. A diferença entre eles é simples, só depende da concentração da fragrância. A maior está no Parfum, ou Perfume, com 15-25% da essência dissolvida em álcool, seguido do EDP, EDT e EDC.

Eau de Parfum – o EDP é composto tipicamente de 8-16% de concentração. Por isso, as notas são mais marcantes. Ele dura em torno de doze horas na pele.

Eau de Toilette – O EDT é uma fragrância mais delicada, com uma concentração de 4-8%, dura até 8 horas.

Eau de Colónia – O EDC é bem difícil de ser encontrado. Não dura por muito tempo e tem de 2-4% de concentração.

Body Splash e Pós-barba tem de 1% a 3% de concentração.

***********************************************************************

Glossário de termos relacionados a Perfumes
Acorde: É a definição para uma mistura de notas que resulta num perfume. Também pode ser chamada de acorde um perfume que ainda esta em processo de criação.

Amadeirado: Existem algumas madeiras utilizadas para a produção de perfume, como cedro, patchouli, carvalho, sândalo, casca de canela, casca de Bétula, musgos e mais alguns outros. Estes perfumes têm como característica odores marcantes e notas de fundo.

Âmbar: Também conhecido como oriental. É um perfume com uma característica mais suave, porém é marcante e quente, com tons de baunilha e nota de fundo.

Bouquet: É a mesma definição, ao pé da letra, porém voltado ao mundo dos perfumes. Uma mistura de notas florais, que dão ao perfume uma feminilidade e uma estrutura marcante.

Chipre: Tipo de perfume, batizado por um francês, constituído por um grupo de perfumes do patchouli, da bergamota e da rosa.

Cítricos: São perfumes mais indicados para o dia, por possuir uma característica leve e refrescante. É um perfume com ótimas essências. São notas de cabeça.

Couro: É um perfume único, por tentar reproduzir o odor do couro, com características amadeiradas e do tabaco. São perfumes secos com notas de fundo.

Criação: É uma etapa da fabricação de um perfume. A criação é a arte de misturar as notas de cada aroma e desvendar uma nova fragrância.

Destilação: Processo para retirar o óleo essencial das flores para a fabricação do perfume. Consiste em submeter às flores em água fervente, até evaporar toda a água e restar apenas o óleo das flores.

Enfleurage: É o processo final de extração do óleo das flores. Para retirar completamente o óleo das flores para utilizar no perfume, mistura-se gordura animal ou vegetal ao resto de flor que sobrou, depois do processo de destilação, assim a gordura age como solvente, retirando todo o óleo da flor.

Fixação: Uma característica muito valorizada no perfume. É o tempo que o perfume se mantém na pele, sem perder suas notas.

Filifolhas: Perfume com um toque de folhas tipo lavanda, gerânio, bergamota e entre outros.

Florais: Com certeza, o tipo de perfume que domina o mercado. Com uma variedade de essências e de misturas, são os perfumes de maior sucesso em todo mundo. Possuem notas de saída e de coração.

Herbal: Nomes de fragrâncias de perfume derivadas de coníferas, pinho e até lavanda.

Intensidade: Significa a potência de um perfume em relação ao tempo que ele fica na pele.

Jasmim: Flor muito valorizada na fabricação de um perfume, por fornecer ótimo perfume, com uma fragrância de muita feminilidade, além de dar corpo e valorizar o perfume. "A manteiga é para as docerias o que o jasmim é para as perfumarias" (Brillat Savarin, escritor e gourmet)

Lavanda: Uma matéria-prima valorizada, pois possui um aroma exclusivo, que transmite refrescância e é bem leve. Perfume bastante utilizado para aromaterapia e tratamentos corporais.

Maceração: É um processo de amadurecimento do perfume, que consiste em manter a matéria-prima submersa durante um determinado tempo.

Notas de cabeça: Estas notas oferecem a primeira impressão do perfume. Com as moléculas de menor tamanho, ela deixa o aroma no ar, mas rapidamente se evapora.

Notas de coração (corpo): É o verdadeiro cheiro do perfume. São estas notas de perfume que marcam, por isso são chamadas de coração.

Notas de fundo: São os chamados fixadores do perfume. Estas notas são as responsáveis pela estrutura do perfume. Um perfume de qualidade deve ter uma evolução destas 3 notas de forma consistente e homogênea.

Oxidação: Quanto menor a oxidação de um perfume, melhor será sua fórmula. A oxidação de um perfume significa que, alguns componentes são sensíveis a ação do oxigênio.

Pesado: São notas de perfume que dão características mais encorpadas. Geralmente de aroma doce ou balsâmico, que dá volume ao perfume.

Resinas: Um tipo de matéria-prima utilizada para a fabricação de perfumes com notas doces.
Substantividade: Significa a absorção do perfume pela pele.

Volatilidade: É a capacidade do perfume de evaporar. A volatilidade depende da fórmula e das matérias-primas utilizadas no perfume. As composições com aroma mais cítricos são mais voláteis por serem mais leves.






Nenhum comentário: